quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Bacia do São Francisco

A Bacia do Rio São Francisco é a terceira bacia hidrográfica do Brasil e a única totalmente brasileira. . Drena uma área de 640.000km2 e ocupa 8% do território nacional. Cerca de 83% da bacia encontra-se nos Estados de Minas Gerais e Bahia, 16% em Pernambuco, Sergipe e Alagoas e 1% em Goiás e Distrito Federal.

O Rio São Francisco tem 36 tributários de porte significativo, dos quais apenas 19 são perenes. Os principais contribuintes são os da margem esquerda, rios Paracatu, Urucuia, Carinhanha, Corrente e Grande, que fornecem cerca de 70% das águas em um percurso de apenas 700km. Na margem direita, os principais tributários são os rios Paraopeba, das Velhas, Jequitaí e Verde Grande. A Bacia do São Francisco é dividida em quatro regiões: Alto São Francisco, das nascentes até Pirapora-MG; Médio São Francisco, entre Pirapora e Remanso-BA; Submédio São Francisco, de Remanso até a Cachoeira de Paulo Afonso; e, Baixo São Francisco, de Paulo Afonso até a foz no oceano Atlântico.

Desde as nascentes e ao longo de seus rios, a Bacia do São Francisco vem sofrendo degradações com sérios impactos sobre as águas e, consequentemente, sobre os peixes. A maioria dos povoados não possui nenhum tratamento de esgotos domésticos e industriais, lançando-os diretamente nos rios. Os despejos de garimpos, mineradoras e indústrias aumentam a carga de metais pesados, incluindo o mercúrio, em níveis acima do permitido. Na cabeceira principal do Rio São Francisco, o maior problema é o desmatamento para produção de carvão vegetal utilizado pela indústria siderúgica de Belo Horizonte, o que tem reduzido as matas ciliares a 4% da área original. O uso intensivo de fertilizantes e defensivos agrícolas também tem contribuído para a poluição das águas. Além disso, os garimpos, a irrigação e as barragens hidrelétricas são responsáveis pelo desvio do leito dos rios, redução da vazão, alteração da intensidade e época das enchentes, transformação de rios em lagos etc. com impactos diretos sobre os recursos pesqueiros.

Já foram identificadas 152 espécies de peixes nativos da bacia. Entre as espécies nativas mais importantes nos rios e lagoas naturais da bacia destacam-se as migradoras, curimatã-pacu Prochilodus marggravii, dourado Salminus brasiliensis, surubim Pseudoplatystoma corruscans, matrinxã Brycon lundii, mandi-amarelo Pimelodus maculatus, mandi-açu Duopalatinus emarginatus, pirá Conostome conirostris e piau-verdadeiro Leporinus elongatus, e as sedentárias, pacamão Lophiosilurus alexandri, piau-branco Schizodon knerii, traíra Hoplias malabaricus, corvinas Pachyurus francisci e P. squamipinnis, piranha-vermelha Pygocentrus nattereri e piranha-preta Serrasalmus piraya. Muitos gêneros de peixes encontrados na bacia do São Francisco são comuns às bacias amazônica e do Prata. O dourado é um pouco maior que a espécie da bacia do Prata, alcançando 30kg e 1,50m de comprimento. Os pintados são famosos pelo tamanho que atingem, mais de 100kg, embora peixes desse porte não sejam muito comuns.

Apesar dos sérios problemas ambientais que se observam na bacia do São Francisco, algumas áreas ainda oferecem condições para uma boa pescaria. Dourados, surubins, matrinxãs, piaparas, curvinas, traíras, mandis, pirá (um bagre endêmico da bacia), tucunarés (introduzidos em alguns reservatórios e no baixo São Francisco), e outras espécies introduzidas e bem sucedidas podem ser capturadas em suas águas, freqüentadas principalmente por pescadores de Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Distrito Federal.

TURISMO DE PESCA

A industria do turismo gera empregos, aumenta renda e a entrada de divisas estrangeiras, estimula o investimento de capital e gera oportunidades para criação de pequenos e grandes negócios. Estimula também a ligação da politica e economia local, nacional e global.
Á atividade de pesca amadora se transformou em uma industria cada ves mais forte, que movimenta anualmente milhões de dólares em segmentos tão diversos como importação e exportação, aguicultura, o turismo a midia especializada.
Diacordo com o guia de pesca amadora, um exemplo das potencialidades da pesca esportiva como fonte geradora de empregos e receita é o Estados Unidos, segundo a NATIONAL SURVEY OF FISHING, HUNTING AND WILDLIF, são gastos anualmente U$ 38 bilhões em atividades ligadas a pesca esportiva, com cerca de 37,5 milhões de pescadores esportivos licenciados, cuja demanda de serviço gera 1,2 milhões de empregos diretos. Nesse contexto, o gerenciamento da atividade é capaz de gerar receitas significativas, ao viabilizar recursos não só para seu propio desenvolvimento, mias também para aplicação em outros setores como o turismo e o meio ambiente.
A pesca é um atividade que requer técnica e paciência, e encontra no Brasil condições propicias para pratica em razão da extensa e variada malha fluvial e costa marítima, aliada a uma grande variedade de espécies de peixes e áreas relativas preservadas para atrair o pescador amador que ainda explora adequadamente toda potencialidade. O pais possui grande atratividade para a pratica de esporte, lazer e o desenvolvimento de atividdes voltadas par o turismo, porem hoje pouco explorada


quarta-feira, 24 de novembro de 2010

pescaria de piau em Sobradinho-ba


Chegou e acabou uma das pescarias mais esperada pelos amantes da pesca no velho Chico em especial para mim é claro, pois adoro essa pescaria pela briga que ele proporciona principalmente quando percebe que está praticamente dominado, infelizmente cheguei já no final da temporada, passei duas semanas pescando esse maravilhoso peixe, que assado na brasa é super especial, peguei bons troféus e por não tá com a minha maquina não tirei todas as fotos que gostaria, nem com os amigos que também adoram esse peixe, e tão pouco da barragem de Sobradinho-ba, mais com certeza com as chuvas que estão caindo na cabeceira, em breve outras espécies vão chegar e não vou vacilar em tirar as fotos maravilhosa que esse rio me proporciona, certamente com outras espécie, como o rei do rio o dourado que aqui no São Francisco aparece agora no final do ano quando a agua fica barrenta, se bem já ouvir relatos que ele já tá na área então é preparar a tralha, ver todos os detalhes porque com o dourado não pode haver erro, ele não recebe o titulo de rei do rio atoa, alem das tambaquis que estão dando espetaculo na parte de baixo da barragem, meu amigo vava não tá perdendo um lance é uma pena nesse momento não com ele, já que ele pesca na noite e esse horário eu com um futuro pescador (assim eu espero se não for tudo bem sendo um HOMEM já tá de bom tamanho), meu filho que tá com 05 meses, espero que em breve tá postando novas fotos e comentários de varias pescarias
abraços a todos os pescadores.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

PESCARIA É BOM DE MAIS DA CONTA !!!!



Começo essa jornada nesse mundo virtual, para poder deixar algumas das minha ideias em que diz respeito a pescaria, o rio de minha preferência é o velho Chico, como eu e muitos gostamos de chamalo carinhosamente, vocês vão ver muitas historias sobre ele e pescadores ribeirinhos por aqui, mais antes vou falar o que é pescaria, para mim é claro, e vou logo antecipando que pra gostar de pescar tem alguns requisitos basicos, tem que ser um exelente pescador é isso mesmo sem falsa modestia tem q ser um exelente pescador,alguem pode tá lendo e dizendo que prepotência, não se trata disso não, no mundo da pescaria ou você é bom de mais ou tem que ser um bom mentiroso do tipo (poxa aquele que que vinha na minha linha tinha uns 20kl é tanto que a linha era nova e não suportou, mais aseguro gente que tinha isso mesmo) pois o maior peixe é aquele que ninguem ver, só o pescador o sentiu na linha e naquele momento quem vai dizer que não é verdade, e que a linha mesmo sendo nova não esrroscou numa pedra e torou ? só depois é que vem as resenhas no acampamento, outra coisa pra ser uma exelente pescador tem que gostar de acampar, ha mais acampar é estar com a natureza isso é maravilhoso, e é realmente mais junto com as belas paisagens vem os mosquitos de todos os tipos dependendo da região sem falar nos pesonhetos, roncos dos companheiros rsrsrsrs isso se não tiver um bom cozinheiro ai o bixo pega mesmo mais graças a Deus ainda não tive esse mau, sempre pesco com bons cozinheiros por perto, isso mesmo se não tiver uma mulher por perto somos nós que nos viramos e te digo não passamos maus não viu, mais desde já aconselho a todos a incentivarem a mulheres a pescarem por varios motivos, não somentepor causa da cozinha, mais pela beleza que ela dão a qualquer lugar que elas estão, alem do mamais vão saber o que nós homens pescadores realmente fazemos em acampamentos já que muitas duvidam, que em alguns momentos existam mesmo alguma pescaria, mais isso eu não vou entrar em detalhes, alem é claro do sol que é a preferencia de todos para uma boa pescaria, mais desgasta pra caramba lembrando que o protetor solar é um exelente companheiro nessas horas, somando tudo isso tem ou não tem q ser um exelente pescador ??? mais eu afirmo de coração, depois que vocês passarem por tudo isso no final do dia com ou sem peixe você tá feliz, só quem esperimentou sabe o que estou falando.

Espero que tenham gostado desse começo, prometo que vou melhorar daqui pra frente e voutarei com muitas historias de pescador kkkkkkkk e do velho Chico é claro.

obrigado pela atenção forte abraço a todos e fiquem com Deus.